Morcegos

Os morcegos são os únicos mamíferos com capacidade de vôo, devido à transformação de seus braços em asas. Pertencem à ordem Chiroptera, palavra que significa mão (transformada em) asa. 
Existem 951 espécies de morcegos mas apenas 3 delas são do tipo hematófago (que se alimentam de sangue), que são da subfamília Desmodontinae. Existem 138 espécies de morcegos brasileiros.
Os morcegos são muito importantes para nós! Eles polinizam várias árvores frutíferas e comem milhares de insetos noturnos. São os mais eficientes dispersores de sementes, pois chegam a transportar aproximadamente 500 sementes de plantas típicas de florestas. Os carnívoros são importantes no controle das populações de pequenos vertebrados, inclusive de pequenos morcegos e os piscívoros, de pequenos peixes.
          
        Os morcegos:
  • gostam de lugares que não sejam muito quentes nem muito frios.
  • são encontrados em todos os continentes com exceção da Antártica.
  • não costumam viver em ilhas que estão longe dos continentes.
  • preferem viver em lugares escuros.
  • seus esconderijos naturais são as copas de árvores, folhagens, troncos ocos de   árvores e fendas de rochas.
  • seus esconderijos artificiais são os sótãos, forros, porões, telhados, pisos falsos, garagens, vãos de dilatação de prédios, casas de máquinas (elevadores), caixas de persianas e estábulos.
  • são os melhores "inseticidas naturais" pois controlam a proliferação de insetos.
  • dormem de cabeça para baixo nas paredes de cavernas e podem hibernar quando chega o frio.
 
 
        



Existem morcegos que se alimentam de insetos (Insetívoros), de néctar, pólen e partes florais (Polinívoros/Nectarívoros), de frutas (Frugívoros) ou de peixes, rãs, camundongos, aves e outros morcegos (Carnívoros). Outros se alimentam principalmente de peixes, mas inclui também em sua dieta crustáceos e insetos (Piscívoros) e outros, exclusivamente de sangue (Hematófagos).
Existem 951 espécies de morcegos mas apenas 3 delas são do tipo hematófago (que se alimentam de sangue), que são da subfamília Desmodontinae.
Mas, veja que curioso: ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os morcegos-vampiros não chupam o sangue (fazendo dois furinhos na vítima), mas sim usam os dentes incisivos para fazer um corte (parecido com uma raspagem) na pele do animal e usam a língua dobrada, em forma de tubo, para lamberem o sangue até se saciarem. A saliva tem um anticoagulante muito eficiente. Para saber outras curiosidades.



Os morcegos não são cegos mas alguns deles utilizam a “eco-localização”, uma forma de se localizar e desviar de obstáculos ao emitir sons, geralmente inaudíveis para os humanos, que encontra o objeto e retorna como um eco para os ouvidos do morcego. Esse mecanismo, também conhecido por “sonar dos morcegos” é interessante para ajudar o morcego a se orientar no escuro.
Esse "sonar" é parecido com o dos golfinhos e é produzido por pulsações do nariz e da boca. Quando o som retorna como um eco, traz informações sobre tamanho, forma, tipo e direção de vôo do inseto. Quanto mais próximo da vítima, o eco se torna mais forte e a caça, mais refinada. Com a eco-localização, o morcego pode localizar um inseto tão fino quanto o cabelo humano

O MAIOR: é o megaquiróptero, mais conhecido como "raposa voadora". Tem uma envergadura (medida da ponta de uma asa à outra) de 1 metro e meio. As fêmeas pesam cerca de 1 quilo e os machos podem pesar até 2 quilos.
O MENOR: é o focinho-de-porco que vive na Tailândia. Tem uma envergadura de, no máximo, 15 centímetros e pesa apenas 2 gramas (o peso de uma moeda).  

O maior morcego do mundo, a Raposa Voadora que tem esse nome porque sua cara e sua pelagem são parecidas com as de uma raposa. É encontrado em na Ásia (Tailândia, Indochina, Indonésia e Filipinas, entre outros) e vive em bandos. Ficam no alto de árvores, esperando o entardecer para sair à busca de alimento. 
 
Já pensou encontrar o morcego dessa foto?
 Mas, apesar de seu tamanho incrível, não precisa ter medo da Raposa Voadora! Esse tipo de morcego só se alimenta de frutas como manga, goiaba e banana. Inicia o vôo bem no final da tarde, tendo hábitos noturnos. Pode viver até 15 anos.

Quando voam, são muito silenciosos. Eles não usam a eco-localização para encontrar comida. Se guiam pelo cheiro e pela visão. 

Ao mesmo tempo que a Raposa Voadora é o pesadelo dos agricultores, por comer uma grande quantidade de frutas, esse tipo de morcego tem uma grande importância econômica já que ajuda a espalhar as sementes dessas frutas.










0 comentários:

Enviar um comentário