O que são Plantas Carnívoras?

As plantas carnívoras são aquelas que atraem, capturam, matam e digerem alguns animais, principalmente invertebrados. As flores de muitas plantas que conseguem atrair e, até mesmo, capturar e matar insectos mas só serão consideradas carnívoras se tiverem todas as características comuns a elas. Na verdade, as plantas carnívoras conseguem digerir esses pequenos invertebrados e absorver seus nutrientes.

                                       




Dionaea
A Venus Flytrap, ou Dionaea, que está ao lado, é provavelmente a planta carnívora mais famosa que existe. Mas ela é apenas uma entre as muitas espécies de plantas carnívoras.  Mais de 600 espécies e sub-espécies de plantas carnívoras já foram descritas. Infelizmente, devido à ação do homem na natureza, algumas delas já foram extintas.  O gênero com o maior número de espécies (mais de 200) é Utricularia.

Cada gênero tem sua forma própria de atrair e capturar sua vítima. Algumas delas têm cores brilhantes e outras, dissimuladas e famintas, têm um perfume doce. Algumas plantas carnívoras têm partes pegajosas, escorregadias e húmidas ou equipadas de tal forma que dificulta a fuga da sua vítima. Cabelos apontando para baixo e a gravidade dificultam mais ainda a fuga da tola vítima.  
Existem outros truques, como rápidas mandíbulas, sugadores e compostos narcóticos incrivelmente eficientes. As presas atraídas para as plantas estão fadadas à morte. 

N. bicalcarata

Mas, como é que uma planta carnívora digere sua presa? 
As plantas carnívoras usam enzimas que digerem suas presas. Muitas delas, como a Venus Flytraps, sintetizam suas próprias enzimas digestivas. Após serem digeridas, suas presas se transformam numa massa crocante que pode deixar-te sem vontade de comer pipocas por um bom tempo.   
Outras plantas carnívoras precisam de bactérias para produzir as enzimas apropriadas. Nesse caso, as plantas não excretam o suco digestivo. Quando a comida apodrece, as plantas carnívoras absorvem as moléculas decompostas por bactérias. 
Muitas plantas, como a Sarracenia (principalmente a Sarracenia purpurea) usa tanto suas próprias enzimas como as enzimas geradas por bactérias. Isso é conhecido por SIMBIOSE (ou MUTUALISMO) já que ambos os organismos (planta e bactéria) se beneficiam desse processo cooperativo. A planta se beneficia da sopa de inseto digerido pela bactéria, enquanto a bactéria tem um ótimo lugar para viver. A simbiose com bactérias é muito comum no mundo animal: os cupins têm bactérias em seus intestinos que ajudam a digerir a madeira e os humanos têm E. coli no intestino, ajudando a digestão do alimento.


Aqui, uma Drosera rotundifolia imobiliza e sufoca um inocente inseto com seus tentáculos glandulares...

Veja mais algumas fotos:
Drosera capensis Drosera miniata D. pygmaea
Darlingtonia
 
Utricularia arenaria


U. dichotoma
D. capensis com sua presa. D. rotundifolia em ação

0 comentários:

Enviar um comentário